Dragon Ball


A série animada de Dragon Ball, produzida pela Toei Animation, é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Akira Toryama. Ela foi transmitida no Japão a partir de 1986, mas no Brasil, o primeiro episódio foi exibido no SBT em 19 de agosto de 1996, às 10:30 da manhã no programa Sergio Mallandro
Logo de início foi exibido de segunda à sexta-feira, durante uma semana (ou duas, não há fontes exatas sobre isso), até ir para a programação do Sábado Animado, onde foram exibidos todos os 60 primeiros episódios da série, os únicos 60 episódios adquiridos pelo SBT, que foram exibidos até 1999.

Veja abaixo a abertura de Dragon Ball do SBT, que foi a que eu assisti na época e pra mim é muito nostálgica.


A rede Globo, depois de comprar os direitos de exibição de Dragon Ball, redubla os episódios e exibe o primeiro episódio no dia 15 de abril de 2002 na TV Globinho. Mas ao contrário do SBT que só comprou e exibiu 60 episódios, a Globo exibe todos os 153 episódios da série.
E em 30 de maio de 2006, Dragon Ball é exibido na Cartoon Network.
Veja abaixo a abertura de Dragon Ball da Globo e que foi a mesma que a Cartoon Network também usou.


A história de Dragon Ball começa com Son Goku, um garoto ingênuo, puro de coração e que tinha uma rabo de macaco e também era um garoto muito forte. Após a morte de seu avô adotivo, ele passa a morar sozinho em uma casinha em meio as montanhas. Um dia aparece por lá uma garota muito inteligente da cidade, chamada Bulma, que estava em busca das sete Esferas do Dragão. Bulma consegue convencer Goku a ajuda-la a encontrar as Esferas. Os dois partem em uma longa jornada, durante a qual eles fazem muitos amigos e entram em muitas encrencas.


Depois Goku passa a treinar com o mestre Kame e conhece Kuririn que passa a ser seu companheiro de treinos e no futuro será o seu grande amigo. Depois de muito treino eles começam a participar de campeonatos de artes marciais.


De todas as pessoas que Goku conheceu, uma delas é uma menina chamada Chi-Chi , ela e seu pai, o Rei Cutelo, pedem a ele que traga o mestre Kame para os ajudar a apagar um incêndio imenso na Montanha do Fogo. Goku vai até a pequena ilha de mestre Kame, levando junto consigo Chi-Chi. Goku fará uma promessa a Chi-Chi que eles se casarão quando adultos, mesmo sem saber o que está prometendo. Mas muito tempo depois, já adultos, ele cumpre sua promessa.



Até o final dos 153 episódios, muita aventura, luta e situações cômicas acontecem. E a história ainda continuará através das outras séries animadas, Dragon Ball Z, GT e Super.

Quando eu assisti Dragon Ball pela primeira vez, eu tinha 20 anos e foi no Sábado Animado, no SBT. A dublagem da Gota Mágica é muito nostálgica para mim. Nessa época eu treinava Kung Fu com minha irmã aos sábados, mas não conseguia ir aos treinos sem antes ver Dragon Ball, eu me apaixonei pelo desenho, gostava muito dos personagens e achava bem cômico.

Quando penso em Dragon Ball e fico e me pergunto como esse anime me conquistou a ponto de me fazer atrasar para as aulas de Kung Fu ? Eu acho a resposta quando recordo de cenas como a do Yancha perdendo o dente numa luta com o Goku.


Quando o mestre Kame fica bombadão, pra lançar o Kamehameha. E ainda olha pra Bulma e diz algo como: "Viu como eu sou fortão".


O primeiro Kamehameha do Goku, onde ele aprende apenas olhando o Mestre Kame e todos ficam surpresos e o engraçado é o mestre Kame pensando consigo mesmo: "Mas como ? Eu levei uns 50 anos pra aprender essa técnica".


O treino do Goku e do Kuririn na ilha. Alias a interação entre os dois era muito divertida de assistir. Kuririn era o trapaceiro e Goku era o garoto ingênuo que caía nas armadilhas de Kuririn, porém Goku era mais forte.


Tem muitos e muitos outros momentos bons desse anime, e era por causa disso eu chegava sempre meia-hora atrasado aos treinos e pagava 50 flexões por cada atraso. ^_^"

Abaixo você pode assistir a um vídeo comparando as duas dublagens feitas, a do SBT (Gota Mágica) e a da Globo (Álamo).




E por fim, abaixo, deixo as duas vinhetas, a antes de sair para os comerciais e a que voltava dos comerciais. 



Se você, assim como eu, assistiu a esse desenho animado quando passava na televisão, deixa seu comentário e se inscreva no nosso canal de Youtube, onde posto propagandas, chamadas, vinhetas e algumas aberturas da década de 80 e 90
Até a próxima !

Comentários