Silver Hawks


Silver Hawks foi um desenho animado produzido em 1986, mas no Brasil ele estreou na TV em 1988 no Programa infantil Oradukapeta no SBT. Depois de um tempo passou a ser exibido no programa Show Maravilha até 1989 e depois saiu da TV aberta. Eu tinha 12 anos quando estreou o desenho e de cara eu já gostei muito, na época, mesmo sem saber que era produzido pela mesma produtora de Thundercats, eu notava semelhança entre os dois desenhos. E eu já era super-fã de Thundercats, pra gostar de Silver Hawks foi um estalo.

Em 2001, o desenho voltou a TV no programa Bom Dia & Cia (sbt) e em 2004 no Sábado Animado (sbt). Também passou na Warner Channel entre 1996 e 1997.

E antes de continuar a leitura, relembre abaixo da abertura do desenho, a musica de abertura é muito boa.


O desenho animado foi produzido pela Pacific Animation Corporation e desenvolvido pela Rankin/Bass num total de 65 episódios. Aproveitando do sucesso da franquia dos Thundercats, a Rankin/Bass resolveu investir e apostar no gênero e no lugar de felinos guerreiros, entravam em ação heróis biônicos com asas de metal.


Silver Hawks conta a história de um grupo de militares que abriam mão de seus corpos naturais e o substituíam-no por partes metálicas, transformando-se em ciborgues afim de poderem suportar os estresse das jornadas pelo espaço e também adquiriam habilidades de luta para poderem cumprir a sua missão de proteger o universo do terrível Monstro Estelar.

A equipe dos Silver Hawks ficava no aguardo de alguma ameaça dentro do seu quartel-general, em órbita, o Ninho dos Falcões.


A equipe era composta pelo Comandante Stargazer, o mais velho da equipe e  que já havia capturado o Mostro Estelar há vários anos e o enviado para o Planeta Penal 10.  O Tenente Jonathan Quick, com o codinome Quicksilver, que é o líder de campo dos Silver Hawks. E o seu companheiro, o falcão biônico, Tally Hawk.


Os irmãos gêmeos, sargentos Emily e Will Hart, de codinome Steelheart e Steelwill, foram os únicos da equipe que tiveram seus corações biológicos trocados por corações de aço, possuíam um elo telepático entre eles. O Coronel Bluegrass, além da aparência de um cowboy e possuir uma guitarra que era usada como arma emitindo raios, era o piloto do grupo. 


Ele pilotava a nave Mirage e se referia a ela como "belezinha". Mirage tinha um sistema autônomo e compartimentos para todos os 5 Silver Hawks. Bluegrass podia também, soltar e voar com a parte frontal da nave e deixar a parte traseira invisível. E por fim o integrante não humano, o garoto CopperKid que veio do planeta dos Mímicos e não falava, mas se comunicava através de assobios e alguns tons sonoros. Era o gênio matemático da equipe.


Também faziam aparições na série, o Flashback, que era um Silver Hawk vindo do futuro e tinha como seu companheiro o falcão Backlash, o Moonstryker que era um Silver Hawk que tinha uma espécie de turbina na cintura e por isso voava gerando um ciclone, o Hotwing que fez sua aparição lá pela metade da temporada, era um mágico ilusionista e o Condor que foi parceiro do Stargazer e assim como ele, um Silver Hawk das antigas.


Quanto aos vilões da história, o chefão deles era o Monstro Estelar que era uma criatura poderosa e cruel que tomava para si o poder da Galaxia do Limbo. O Monstro Estelar foi claramente uma repetição do vilão Mun-Ra dos Thundercats. Inclusive a sua transformação para uma criatura metálica com os seguintes dizeres: "Luz Estelar, conceda-me a grandeza, força e ameaça do Monstro Estelar!"


O Monstro Estelar possuía uma Lula gigante chamada Sky Runner que ele usava como meio de transporte. Quando ele se transformava, do seu olho saía uma estrela de energia que envolvia esse octópode com partes de metal. Parecido como o He-man fazia para transformar o Pacato em Gato Guerreiro.


Entre os capangas do Monstro Estelar tínhamos o Lagartão, era tipo um braço direito, era o principal ajudante do Monstro Estelar. Da Pesada que era o  encarregado dos armamentos, carregava consigo uma mochila cheia de armamentos criados e desenvolvidos por ele mesmo. Ele era a figura intelectual do grupo. Madame Melodia, ela era o contra-ponto para o Silver Hawk Bluegrass, já que ambos figuravam com armas musicais. Ela possuía um sintetizador chamado Sound Smasher.


Serrível, um grande robô com cinco serras circulares distribuídas pelos braços ombros e cabeça. As serras que ele possuía nos braços podiam ser arremessadas. Tornado tinha como arma um grande diapasão que gerava ataques baseados em elementos naturais. Molecular, através da manipulação da sua estrutura molecular conseguia mudar de forma e mudar sua aparência, podia ficar invisível também. Era capaz de expelir uma substância grudenta que usava para imobilizar e capturar seus adversários.


Minotauro era um touro humanoide de metal, capaz de aumentar seu tamanho e consequentemente a sua força física. Trapaceiro, trabalhava para o Mostro Estelar, mas em troca exigia fortunas em troca de suas invenções e ferramentas usadas contra os Silver Hawks. Risonho é uma múmia robô pugilista. No passado ela havia sido derrotada e presa no Planeta Penal 10 pelo Comandante Stargazer. Trapaceiro a trouxe a vida novamente, para servir de instrumento de batalha do Monstro Estelar. Risonho foi capaz de derrotar sozinho, Minotoauro e Serrível juntos.




Abaixo, para sentir um pouquinho mais de nostalgia, você pode assistir o primeiro episódio de Silver Hawks.


Se você, assim como eu, assistiu a esse desenho animado quando passava na televisão, deixa seu comentário e se inscreva no nosso canal de Youtube, onde posto propagandas, chamadas, vinhetas e algumas aberturas da década de 80 e 90
Até a próxima !

Comentários